segunda-feira, 31 de março de 2008

1º de abril é Dia da Mentira. Então, divirta-se!


Todos nós sabemos que não é legal sair mentindo por aí, mas, 1º de abril, Dia da Mentira, elas estão mais do que libe-radas. Só temos que tomar cuidado para não exagerarmos. Há várias formas de você brincar com um amigo neste dia: invente ou conte algumas mentiras sem maldade e que não prejudiquem ninguém. Outra forma é você soltar a imaginação e revelar a mentira mais cabulosa que você jamais imaginou.

Agora, vamos entender a origem da mentira. Por que todo o mundo comemora o Dia da Mentira? São várias versões para explicar a origem deste dia. Confira:

A mais famosa explicação, conta que a lembrança da data começou quando a França resolveu usar o calendário gregoriano e mudou a comemoração do Ano Novo, que costumava ser uma festa que durava uma semana, entre 25 de março e 1º de abril (começo da primavera na Europa).

Só que, de acordo com o calendário estipulado, a comemoração deveria acontecer no dia 1º de janeiro, a partir do ano de 1564. Esta decisão foi tomada pelo rei Carlos IX, da França, e depois foi seguida por outros países da Europa. Alguns franceses ficaram tão revoltados com a mudança de data que continuaram comemorando a virada do ano em abril. Para tirar sarro com a cara dessas pessoas (puro deboche), outros franceses mandavam-lhes presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Deste então esta data ficou conhecida como o Dia da Mentira. Duzentos anos depois esse costume se espalhou para a Inglaterra e depois para todo o mundo. Prova disso é que até hoje, os britânicos costumam chamar de noodle (Pateta) a pessoa que, sem perceber, acredita nas mentiras de 1º de abril. Na França, são chamados de poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril).

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Então galera, hoje pode, mas só hoje, hein! Vamos aproveitar o dia para nos divertir e pregar várias peças em seus amigos.

Superstições

U Alguém que não consegue aceitar os truques, ou tirar proveito deles dentro do espírito da tolerância e do divertimento também deve sofrer com a má sorte. Também se diz que aquele que for enganado por uma bonita menina será recompensado com o matrimónio, ou pelo menos a amizade dela. Outro mito ou superstição diz que o matrimónio no Dia da Mentira não é uma boa ideia e que um homem que se casa nessa data será para sempre controlado pela esposa.

Conheça as diversas maneiras de dizer a palavra "mentira": patranha, peta, lampana, lenda, loas, maranhão, cascata, conto, conto da carochinha, goma, lorota, lorotagem, conversa, pomada, potoca, poçoca, prego, broca, rodela, gamela, moca, mariquinha, maxambeta e mentira-carioca.

Nenhum comentário: